
Representação expressiva e rigorosa
Proposta de Trabalho:
Parte 1:
- Cada aluno deverá realizar vários desenhos expressivos de um ou vários espaços urbanos em Sesimbra e uma recolha de imagens fotográficas em formato panorâmico. (aula de campo)
- Realizar várias composições partindo das imagens fotografadas
- Realizar 3 registos gráficos partindo de uma composição escolhida:
1. Desenho de exploração expressia dis vários elemento que compõem as imagens, a grafite.
2. Desenho de síntese da imagen a tinta da china.
3. Desenho livre (escolha dos materiais e suportes ao critério dos alunos)
Parte 2:
- Cada aluno deverá escolher vários objectos de madeira, criar uma composição com os mesmos e realizar os seguintes desenhos técnicos, aplicando os conhecimentos adquiridos:
- Realizar vários desenhos expressivos de observação a grafite explorando a forma, volume e claro escuro.
- Um desenho das vistas do objecto final, aplicando o método europeu de representação.
- Um desenho em perspectiva isométrica, cotado.
Nota: Os desenhos técnicos deverão ser apresentados em folha de papel com margem e legenda.
Memória Descritiva
Neste trabalho começamos por fazer uma aula de campo em Sesimbra, onde tínhamos de realizar vários desenhos expressivos de um ou vários espaços urbanos e tínhamos de fazer uma recolha de imagens fotográficas em panorâmica, de forma a depois conseguirmos fazer diferentes composições com as fotografias que tínhamos tirado, este era o segundo passo. Eu achei giro ter-mos ido desenhar para fora da escola, torna-se mais divertido, apesar de eu não gostar muito de fazer esse tipo de desenhos, porque temos de desenhar em pouco tempo e apanhar apenas alguns pormenores e eu perco muito tempo, e por isso não gostou nada dos desenhos que fiz em Sesimbra, podiam estar muito melhores. No dia da aula de campo a minha máquina fotográfica não tinha bateria e acabei por não tirar fotografias dos sítios onde desenhamos e atrasei-me por causa disso porque não aula seguinte já era para fazer as composições e eu ainda não tinha as fotografias, mas por outro lado até foi bom porque pode escolher o que fotografar e optei por escolher vários edifícios.
Gostei das minhas composições, acho que ficaram giras e consegui junta-las para fazer uma fotografia em panorâmica.
A primeira fase dividia-se em três trabalhos, primeiro tínhamos de escolher uma composição e depois realizar 3 registos gráficos, um desenho expressivo a grafite para explorarmos os elementos que componham a imagem, um desenho de síntese da imagem a tinta-da-china e um desenho livre com materiais e suportes a escolha.
No trabalho do desenho expressivo acabei por fazer dois, porque o primeiro que fiz não era expressivo, estava demasiado real, o segundo já fiz mais expressivo, mas como eu disse em relação aos desenhos que fizemos em Sesimbra, custa-me um pouco a soltar-me neste tipo de desenho.
No da tinta-da-china, também fiz dois, porque quis experimentar de duas maneiras diferentes, no da tinta-da-china eu já estava atrasada porque tive de faltar a algumas aulas e acabei por não ter tempo para experimentar outras técnicas e acho que embora eu goste do resultado devia ter feito mais experiencias.
No desenho livre, optei por aumentar uma parte da fotografia e utilizar pontos, uns mais juntos outros mais afastados, uns mais finos e outros mais grossos. Gostei de fazer este trabalho embora tenha demorado muito tempo, levei uma aula de 90 minutos para fazer duas janelas.
A segunda fase do trabalho era a representação rigorosa onde todas as folhas tinham de ter margens e legendas.
Nós escolhemos dois objectos de madeira e com os mesmos tínhamos de criar uma composição, depois tínhamos de realizar desenhos expressivos de observação a grafite para explorarmos a forma, o volume e o claro-escuro, a seguir tínhamos de fazer um desenho das vistas do objecto final, aplicando o método europeu de representação e por fim um desenho em perspectiva isométrica que tinha de estar cotado. Na segunda fase o mais complicado para mim foi o último porque eu já não me lembrava de como é que se fazia a perspectiva isométrica e como tinha alguns trabalhos atrasados tive pouco tempo para a fazer e acabou por ficar com alguns erros.