
Projecto do 3º Período
O projecto do 3º período era de tema livre, cada aluno é que escolhia a área em que gostaria de trabalhar e ao longo de todo o 3º período teria que desenvolver o seu projecto.
Tinhamos áreas como:
- Design de interiores;
- Arquitectura;
- Design de moda;
- Design de produto;
- Pintura;
- Desenho;
- Cinema;
- Fotografia;
- Etc.
Memória Descritiva
Como trabalho do 3º período eu decidi que iria fazer um projecto de design de moda, que seria a base de vestidos de gala mas a um preço acessível.
Como sabia que tínhamos pouco tempo e não conseguiria executar muitos vestidos, optei por fazer apenas um e investir mais tempo na criação da marca e da sua imagem corporativa assim como fazer vários desenhos de vestidos mas em vez de os executar faria um catálogo com todos os desenhos.
Depois de ter a minha ideia definida, comecei a fazer as pesquisas que precisava, primeiro sobre o tipo de tecidos que existem e as suas características, depois vi vários vídeos de como fazer vestidos e que ensinavam a costurar, fiz também pesquisa sobre imagem corporativa de empresas de moda.
Assim que acabei a pesquisa comecei a tratar da imagem corporativa, com a pesquisa que tinha feito e com algumas ideias minhas lá surgiu um logótipo, só que eu ainda não tinha decidido o nome da marca, mas como no logótipo eu tinha desenhado uma coroa, acabou por me vir a ideia o nome de Glam Princess.
Depois do logótipo feito, desenhei-o nas etiquetas, no catálogo, nos cartões-de-visita, no CD que fiz com toda a pesquisa que reuni e com fotos da execução do vestido e na caixa.
Em relação a imagem de marca gostei de fazer tudo, estava muito preocupada com a caixa pois não sabia como a deveria fazer, mas acabei por me lembrar daquelas caixas onde normalmente vem os bolos de aniversário e comprei uma, depois foi só corta-la de forma a ficar mais pequena e desenhar o logótipo.
Os desenhos dos vários vestidos que fiz deram origem a um catálogo, onde também fiz a capa com a imagem da marca, a maior parte dos desenhos eu fiz durante as férias da Páscoa, só faltava pintar alguns e eu optei por utilizar os lápis de cor que demoram um pouco mais, mas dão um melhor efeito a este tipo de desenhos. Fiz muitos desenhos e ao fim de algum tempo seria normal que me sentisse farta, mas não continuava a gostar imenso.
A execução do vestido ao inicio foi complicado, porque eu raramente coso a maquina, mas como escolhi um vestido que não era muito complicado e podia tirar o molde por roupa que eu tinha, foi mais fácil. Apesar de ter feito a maior partes do vestido, tive a ajuda da minha mãe, como por exemplo no aplicar do fecho, do elástico e as pregas.
Este trabalho foi sem dúvida o que mais gostei de fazer porque tive liberdade para organizar as tarefas, o tempo, e porque podíamos fazer o que quiséssemos e quando fazemos algo que gostamos é mais fácil dedicamos tempo e empenharmo-nos mais.