Metallic Rose

 Proposta de Trabalho: 

- Realização de registo gráfico de um objecto real escolhido pela professora.

- Ampliar esse registo gráfico e escolher os tipos de mateiais que iriamos utilizar para cada parte do objecto real.

- Depois dos materiais e cores estarem escolhidas, seria necessário fazer a recolha desses materiais. 

- Quando já tivessemos reunido os materiais necessários, teriamos de executar o projecto final, utilizando o metal.


Galeria de Fotos: Metallic Rose

/album/galeria-de-fotos-metallic-rose/desenho-do-objecto-real-jpg/
/album/galeria-de-fotos-metallic-rose/moldes-jpg/
/album/galeria-de-fotos-metallic-rose/moldes-rosa-jpg/
/album/galeria-de-fotos-metallic-rose/produto-final-ii-jpg/
/album/galeria-de-fotos-metallic-rose/produto-final-jpg/

—————


Memória Descritiva

O título do meu projecto é Metallic Rose, pois o trabalho foi realizado em metal e para mim a rosa é uma das partes mais importantes do projecto.

Este projecto enquadra-se na área da escultura.

Para o realizarmos o material escolhido foi o metal, mais propriamente latas de sumos, utilizamos este material por ser mais moldável e fácil de se arranjar.

Comecei este projecto na aula de 15 de Setembro de 2010, e terminei na de 26 de Outubro de 2010.

A primeira parte do projecto consistiu em desenhar um objecto real que a professora trouxe para a aula e depois ampliar-lo, para definir-mos que tipo de materiais iriamos utilizar para a construcção em metal.

Para a execução, tivemos que recolher as latas de sumo que eram necessárias para o nosso projecto, depois tivemos ainda das cortar e limpar.

Depois de fazer os moldes das diferentes peças em papel, desenhei-as nas latas e recortei, os diversos pedaços.

A fase seguinte foi com um prego fazer furinhos a volta das peças maiores, onde passaria o arame para unir duas peças, depois então foi necessário coser as peças uma à outra, e quando cosi a primeira vez, não correu como o esperado, pois, o arame era demasiado grosso e rasgou o metal e então, tive de voltar a fazer tudo outra vez, desenhar, cortar, fazer os furinhos e por fim coser com um arame mais fininho, e desta vez aproveitei para colocar textura em ambas as faces da peça, de forma a ficarem rugosas como o objecto real e coloquei também umas pequenas bolas de plástico dentro da peça para fazer barulho, quando acabei de coser a primeira peça tive de repetir o processo para realizar uma segunda peça.

Depois da peça pronta era preciso fazer a parte do ramo onde as peças iriam segurar.

Ao inicio pensei em colocar mesmo um pequeno ramo e enrolar com arame, mas como iria demorar bastante tempo e eu já estava um pouco atrasada, resolvi cortar três pedaços de arame mais grosso e enrolar uns aos outros como uma espécie de trança.

Faltava-me ainda fazer a flor, e resolvi fazer com volume e fiz moldes dos vários pedaços da flor e depois recortei-os na lata.

Para unir os vários pedaços da flor ia solda-los, mas depois não deu por causa da tinta das latas e como alternativa tive de utilizar super cola 3, e lã resultou embora a flor tenha ficado muito frágil. Depois foi preciso dar cor à flor e para pintar utilizei tinta acrílica vermelha.

Em relação ao suporte escolhi a madeira e cortei em várias tiras com 5 cm cada uma e depois coloquei-as desalinhas, umas mais a frente e outras mais atrás. A pior parte foi quando foi para juntar as várias tiras, a cola de madeira não estava a colar e passei três aulas a volta com aquilo, até que finalmente lá colou.

Depois utilizei gesso para cobrir toda a superfície do suporte, para que fosse possível pintar a madeira, depois de seco, pintei por cima com guache verde, escolhi o verde por ser a complementar do vermelho, mas quando estava quase a terminar, o guache acabou-se e não conseguia fazer a mesma cor então utilizei um verde mais escuro para pintar as pontas do suporte e até ficou mais giro do que se tivesse ficado todo com a mesma cor, e finalmente tinha o meu projecto terminado.